Escola Clicia Gadelha

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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

QUEBRA CABEÇA DE PROVA

1.    (Clícia – 2013) - Analise o recorte de poesia abaixo e responda a única alternativa correta:
Os recursos que herdamos,
Vão se tornando escassos,
É a vida sentindo,
O impacto das ações.
O tempo não perdoa,
O que o homem mudou,
As gerações vão sentir...
- É a lei do retorno: Um futuro sem fartura!
Somente a prudência e o bom senso,
Darão fim, providência,
Reordenando as condições,
Deste planeta em decadência.
(Disponível em: < http://sitedepoesias.com/poesias/18712 > acessado dia 31/07/2013.)

2.    (Clícia – 2013) Hoje, tanto moradores quanto turistas podem conhecer as belezas do espaço que é um dos marcos do projeto de modernidade de Rio Branco numa época em que as edificações eram todas de madeira. Com visão de futuro, o então governador Hugo Carneiro começou a construir uma série de prédios em alvenaria, rompendo barreiras e obstáculos à realização de um projeto de logística extremamente complexa para aqueles tempos.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Rio_Branco_(Acre)> acessado dia 30/07/2013.
palácio.jpg
3.     (Clícia – 2013) A indústria cultural tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens, segundo Adorno. Ao maquiar o mundo nos anúncios que veicula, ela acaba seduzindo as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que elas se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção. A indústria cultural estimularia, portanto, o imobilismo.

4.  (Clícia – 2013) Em tempos de internet, tablets e um mundo colorido na televisão, há quem diga que o rádio é uma mídia ultrapassada. Antigamente, esse meio de comunicação era o melhor amigo do homem, pois era a única forma de entretenimento, com suas notícias e até telenovelas. Acredita-se que a morte do rádio já é decretada, mas dados comprovam que isso não passa de rumor, segundo a última pesquisa da Marplan: O rádio é o único veículo de comunicação que está presente em 99% das casas e em 83% dos carros, e também o único veículo que está junto a 93% dos consumidores no momento que antecede a compra.
(Disponível em: <http://www.fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=3693&cat=1 > acessado dia 31.07.2013.)

5  (Clícia – 2013) Ao se estabelecer uma cidade alguns problemas surgirão, com ela virá o asfalto impermeabilizando o solo, impedindo a infiltração das águas da chuva e alterando o ciclo hidrológico, absorvendo o calor e criando novos limites de temperaturas na região. Com o asfalto virão os automóveis e com eles a poluição atmosférica, liberando partículas sólidas que impedirão o calor voltar a atmosfera, criando efeito estufa sobre a cidade, além dos problemas respiratórios e alérgicos. Para atender a demanda de consumo desta cidade algumas fábricas se estabelecerão no seu entorno e possivelmente irão liberar mais partículas poluidoras na atmosfera e efluentes líquidos no solo ou nos mananciais hídricos, tornando-os impróprios para cultivo ou consumo. O lixo gerado pelas indústrias e pelas famílias desta cidade deverá ser depositado em um aterro sanitário e estes também liberam gases e chorume e quando não são bem dimensionados e construídos de maneira adequada irão poluir solo, água e ar.


6. (Clícia – 2013) A preocupação mundial quanto à preservação dos recursos naturais e ambientais atualmente faz com que venham sendo desenvolvidas pesquisas voltadas à identificação das principais causas, dos causadores e das principais consequências da degradação do meio ambiente, assim como pesquisas voltadas à busca de alternativas para a resolução dos problemas trazidos pela degradação. Conforme Alier (1998), essa degradação ocorre tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, tanto no meio urbano como no rural, através, sobretudo, da pressão que a produção e a população exercem sobre os bens e serviços gerados pelo uso dos recursos naturais.


7. (Clícia – 2013) A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população. 
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. 


8. (Clícia – 2013) A herança indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. No estado do Amapá, a carne de sol é bastante consumida pela população. Nas cidades de Belém e em Manaus é tomado direto na cuia indígena o tacacá, espécie de sopa quente feita com tucupi, goma de mandioca, jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro. O tucupi é um caldo da mandioca cozida e espremida no tipiti (peneira indígena), que acompanha o típico pato ao tucupi, do Pará.

9. (Clícia – 2013) Em 2008, o Acre contribuiu com 0,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito regional, sua participação foi de 4,3%, sendo a segunda menor do Norte, superior apenas a Roraima (3,1%). A composição do PIB estadual é a seguinte:
Serviços: 68,1%.
Indústria: 14,7%.
Agricultura: 17,2%.
Historicamente, a economia acriana baseia-se no extrativismo vegetal, sobretudo na exploração da borracha, que foi responsável pelo povoamento da região. Atualmente, a madeira é o principal produto de exportação do estado, que também é grande produtor de castanha-do-pará, fruto do açaí e óleo da copaíba.
(Disponível em: < http://www.brasilescola.com/brasil/economia-acre.htm > acessado dia 31/07/13).
10. (Clícia – 2013) O termo “aldeia global” é muito utilizado como referência à globalização, a uma nova visão de mundo e  às comunidades conectadas entre si, através de avançadas tecnologias de comunicação e transporte. O termo foi criado na década de 60, pelo professor de Comunicações da Universidade de Toronto, Herbert Marshall Mcluhan.
(Disponpível em: <http://www.infoescola.com/geografia/aldeia-global/> acessado dia 01.08.2013).
11. (Clícia – 2013) A expressão ‘cultura de massa’, posteriormente trocada por ‘indústria cultural’, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.
(Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociedade/cultura-de-massa/> acessado dia 01/08/13).
12. (Clícia – 2013) Por separar os bens culturais pelo valor de mercado, uma elite cultural consome o que há de melhor, enquanto o povo recebe algo sem qualidade, massificado, sem identidade. Isto introduz uma divisão social na arte, pobres e ricos em lados opostos;


GABARITO DE PROVA

1 - C; 2 - E; 3 - D; 4 - D; 5 - NULA; 6 - D; 7 - D; 8 - A; 9 - E; 10 - C; 11 - B; 12 - C.

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