Escola Clicia Gadelha

Montagem criada Bloggif

terça-feira, 24 de junho de 2014

SIMULADO DO TERCEIRÃO - 2 BIMESTRE

1.   ( Clícia Gadelha – 2014) -  Segundo o vídeo  que trata da economia brasileira do Sec. XVI, marque a alternativa abaixo que corresponde  aos fatos do período:
a) Os portugueses tiveram encontros amistosos com os índios em todo litoral;
b)Os índios se adaptaram muito bem aos costumes dos brancos;
c)Os portugueses a princípio não encontraram minerais e tiveram de se contentar com a exploração de recursos oriundos do extrativismo vegetal ;
d)Os portugueses foram amigáveis em trocarem seus objetos (espelhos, roupas etc) por outros bens dos índios. Afinal fizeram um grande favor em  fazê-lo conhecer a si mesmo com o reflexo de suas imagens no espelho, além de tirar a nudez mau vista pelos europeus;
e) Todas estão corretas.


2.  ( Clícia Gadelha – 2014) Segundo o vídeo nº 1 Mem de Sá teve papel fundamental no século XVI para que o açúcar tivesse o desenvolvimento que teve no século XVII. Marque a única alternativa INCORRETA.
a) incentivou a produção de cana de açúcar;
b)incentivou o tráfico negreiro;
c)incentivou a produção de cacau e café;
d)incentivou a construção de engenhos;
e)apenas 3 afirmativas estão corretas.

3.  ( Clícia Gadelha – 2014) - O  pau brasil explorado pelos colonizadores no princípio da colonização tinha grande importância para a Europa. Identifique abaixo as utilidades pelas quais o pau brasil era usado e marque a única alternativa correta:
a) construção de edifícios e tintura de tecidos;
b)fabricação de caixotes e armas;
c)fabricação de tintura para tecidos e gaiolas;
d)tintura de tecidos e plataformas de navios (estaleiros);
e)nenhuma está correta.

4.  ( Clícia Gadelha – 2014)  - A  mão de obra utilizada na exploração do pau brasil e da cana de açúcar eram distintas quanto a sua origem e também nas habilidades, principalmente no que diz respeito ao cultivo da terra. Assinale a única alternativa correta:
a) a mão de obra predominante eram os escravos negros e indígenas respectivamente;
b)a mão de obra predominante eram os escravos indígenas e negros respectivamente;
c)a mão de obra predominante era a indígena;
d)a mão de obra livre era controlada pelo senhor de engenho;
e)o senhor de engenho dava liberdade aos escravos que trabalhavam pouco;


5.  (Clícia Gadelha – 2014)  Os portugueses se apropriaram de sua astúcia para obter vantagens na relação  entre os índios,principalmente das riquezas e do conhecimento dos povos originários na  “nova terra”. Marque a única alternativa que não corresponde a verdade dos fatos:
a)os índios faziam buscas de riquezas na floresta para os portugueses;
b)os indígenas foram escravos dos portugueses;
c)os indígenas exerciam atividades “voluntárias” na produção de cana de açúcar;
d)os índios quando fugiam do senhor de engenho, não conseguiam encontrá-los facilmente, dado o conhecimento da floresta;
e)os indígenas possuíam adereços de beleza muito valiosos;

6.                Analise a figura abaixo e responda a alternativa correta:
indios.png
a)os portugueses trocavam produtos valiosos por outros sem importância ofertado pelo índios;
b)os índios foram enganados pelos portugueses ao trocarem objetos de pouco valor por espelhos;
c)os índios a  princípio além de terem realizado trocas desvantajosas com os colonizadores, ainda foram escravos dos mesmos;
d)a madeira que era transportada para os portos tinham a ajuda dos negros no período de sua exploração;
e)cada índio era responsável por carregar uma árvore (pau Brasil de grande porte) inteira  nas costas em troca de pouca coisa dada pelos portugueses;

7.  (Clícia Gadelha – 2014)- No século XVI, conforme visto em vídeo, Portugal experimentou a ideia das Capitanias Hereditárias. Algumas tiveram êxito e outras os proprietários nem se quer pisaram nela  com “medo dos supostos perigos”. De acordo com a figura abaixo marque a ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA:
capitania.jpg
a)  Os italianos ameaçavam a hegemonia de portugal com as terras já conquistadas;
b) Os franceses passaram a ser a preocupação de portugal  que antes estava voltado apenas para África e Ásia;
c)  A Inglaterra estava cobrando imposto dos portugueses além de obrigá-los a falar seu idioma;
d) A charge demonstra a preocupação dos portugueses em perder seu território para França ao ponto de ao invés de falarmos português  iríamos falar francês;
e)  Todas estão corretas.

8.  (Clícia Gadelha – 2014)- Quais os produtos que a colônia em seus engenhos produzia com a cana de açúcar?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9.  (Clícia Gadelha – 2014)- Para quem Portugal vendia o açúcar mascavo e porque tempos depois perdeu sua zona produtora?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. (Clícia Gadelha – 2014)- De acordo com o vídeo que trata da economia açucareira, identifique a resposta que se identifica com a charge abaixo:
franca.JPG
a) Os  Holandeses após serem expulsos do Brasil tinham interesse de se vingar com uma nova invasão;
b) Os holandeses ainda permaneceram na Capitania de Pernambuco por 34 anos;
c) Os holandeses embora expulso da zona produtora de açúcar, tornaram-se concorrentes com a produção de açúcar nas Antilhas;
d)os franceses garantiram que não iriam  plantar açúcar na Antilhas: “Não vamos”...
e)Nenhuma está correta.


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
A
A
A
A
A
A
A
A
A
A
B
B
B
B
B
B
B
B
B
B
C
C
C
C
C
C
C
C
C
C
D
D
D
D
D
D
D
D
D
D
E
E
E
E
E
E
E
E
E
E


DEUS É BOM DEMAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário