1. Clícia
– 2013 – nível 1) - Analise o recorte de poesia abaixo e responda a única
alternativa correta:
Os recursos que
herdamos,
Vão se tornando escassos,
É a vida sentindo,
O impacto das ações.
O tempo não perdoa,
O que o homem mudou,
As gerações vão sentir...
(Disponível em: < http://sitedepoesias.com/poesias/18712 > acessado dia 31/07/2013.)
Vão se tornando escassos,
É a vida sentindo,
O impacto das ações.
O tempo não perdoa,
O que o homem mudou,
As gerações vão sentir...
(Disponível em: < http://sitedepoesias.com/poesias/18712 > acessado dia 31/07/2013.)
a)
Esta
poesia é um retrato de ocorrências naturais;
b)
O
autor tenta justificar somente as relações sociais;
c)
A
poesia retrata a relação existente entre o homem e a natureza;
d)
A
poesia representa as relação da natureza com a natureza;
e)
Todas
as alternativas estão corretas.
2.
(Clícia – 2013 – nível 1) Hoje,
tanto moradores quanto turistas podem conhecer as belezas do espaço que é um
dos marcos do projeto de modernidade de Rio Branco numa época em que as
edificações eram todas de madeira. Com visão de futuro, o então governador Hugo
Carneiro começou a construir uma série de prédios em alvenaria, rompendo
barreiras e obstáculos à realização de um projeto de logística extremamente
complexa para aqueles tempos.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Rio_Branco_(Acre)> acessado dia 30/07/2013.
É
possível afirmar que:
a)
O
palácio Rio Branco é uma paisagem natural;
b)
O
palácio Rio Branco é uma paisagem natural e artificial;
c)
O
palácio Rio Branco contém apenas
elementos naturais;
d)
A
construção em evidência é uma obra antiga de
madeira;
e)
O
palácio Rio Branco é uma paisagem humanizada ou cultural de nossa cidade.
3. (Clícia – 2013
– nível 3) A indústria cultural (rádio, televisão, revistas, internet, etc) tem como único objetivo a dependência e a alienação ("maria vai com as outras";) dos homens,
segundo Adorno. Ao maquiar o mundo nos anúncios que veicula, ela acaba seduzindo as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que
elas se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção. A indústria
cultural estimularia, portanto, o imobilismo.
(Disponível
em: < http://moisociologia.blogspot.com.br/2012/07/transformacao-da-cultura-em-mercadoria_04.html > acessado dia 31.07.13)
a)
A
alienação que o texto se refere tem por finalidade esclarecer os homens da
realidade;
b)
...seduzindo
as massas (...). Este trecho retrata a importância da boa qualidade dos tipos
de anúncios das propagandas para acalmar os ânimos do povo.
c)
O
imobilismo citado acima está associado ao estado de espírito de reação das
pessoas diante do estresse sofrido no trabalho;
d)
Na
cultura de massa, todos os bens culturais que deveriam ser democratizados são
transformados em mercadorias culturais;
e)
A
indústria cultural tem como maior objetivo democratizar a cultura e massificar
os melhores conteúdos para a população, independendo da renda e de seu nível de
escolaridade.
4. (Clícia – 2013
– nível 2) Em
tempos de internet, tablets e um mundo colorido na televisão, há
quem diga que o rádio é
uma mídia ultrapassada. Antigamente, esse meio de comunicação era o melhor amigo do homem, pois era a única
forma de entretenimento, com suas notícias e até telenovelas. Acredita-se
que a morte do rádio já é decretada,
mas dados comprovam que isso não passa de rumor, segundo a última pesquisa da
Marplan: O rádio é o único veículo de comunicação que está presente em 99% das
casas e em 83% dos carros, e também o único veículo que está junto a 93% dos
consumidores no momento que antecede a compra. (Disponível em: <http://www.fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=3693&cat=1 > acessado dia 31.07.2013.)
a)
O
melhor amigo do homem neste contexto é o cachorro;
b)
Em
tempos de internet, o rádio não faz mais
sentido na vida das pessoas;
c)
Em
tempos de internet, a morte do rádio foi decretada;
d)
Mesmo
com o advento da internet, tanto o rádio como a televisão passaram a incorporar
em suas programações, dados obtidos em tempo da real da internet;
e)
O
rádio é coisa de zona rural, poucos na cidade ouvem rádio.
5
(Clícia – 2013 – nível 3) Ao
se estabelecer uma cidade alguns problemas surgirão, com ela virá o asfalto impermeabilizando o solo (não deixa a água se infiltrar),
impedindo a infiltração das águas da chuva e alterando o ciclo hidrológico,
absorvendo o calor e criando novos limites de temperaturas na região. Com o
asfalto virão os automóveis e com eles a poluição
atmosférica, liberando partículas sólidas que impedirão o calor voltar a
atmosfera, criando efeito estufa sobre a
cidade, além dos problemas respiratórios e alérgicos. Para atender a
demanda de consumo desta cidade algumas fábricas se estabelecerão no seu
entorno e possivelmente irão liberar mais partículas poluidoras na atmosfera e
efluentes líquidos no solo ou nos mananciais hídricos, tornando-os impróprios
para cultivo ou consumo. O lixo gerado
pelas indústrias e pelas famílias desta cidade deverá ser depositado em um aterro sanitário e estes também liberam
gases e chorume e quando não são bem
dimensionados e construídos de maneira adequada irão poluir solo, água e ar. (Disponível
em: < http://pobrezaxdegradacaoambiental.wordpress.com/2008/11/02/diferentes-formas-de-degradacao-ambiental/
> acessado dia 31/07/13.)
a)
O
asfalto gera um impacto ambiental ao não permitir a absorção da água das chuvas
pelo solo, podendo ocorrer deslizamentos de encostas sobre barracos ou
alagamento de cidades;
b)
O
impacto ambiental da poluição atmosférica tem pouca importância para nós do
Acre,visto que as queimadas diminuíram significativamente.
c)
O
efeito estufa é provocado pelo lixo jogado pela prefeitura de Rio Branco no
“Lixão”;
d)
O
lixo gerado pelas indústrias e pelas famílias só trás consequências para
populações que moram nas proximidades do lixas onde foram jogados os
descartáveis e embalagens;
e)
O
lixo quando depositado de forma inadequado pelas prefeituras, produz um líquido
venenoso (chorume) que trás sérios danos ao solo, água e ar.
6. (Clícia – 2013
– nível 2) A preocupação mundial quanto à preservação dos recursos naturais e
ambientais atualmente faz com que venham sendo desenvolvidas pesquisas voltadas
à identificação das principais causas, dos causadores e das principais
consequências da degradação do meio
ambiente, assim como pesquisas voltadas à busca de alternativas para a
resolução dos problemas trazidos pela degradação. Conforme Alier (1998), essa degradação ocorre tanto em países
desenvolvidos como em países em desenvolvimento, tanto no meio urbano como no rural, através,
sobretudo, da pressão que a produção e a
população exercem sobre os bens e serviços gerados pelo uso dos recursos
naturais. (Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032004000200007>
acessado dia 31/07/2013).
a)
A
preocupação com a preservação dos recursos naturais é um exagero dos
pesquisadores. Não há risco de extinção de nenhuma espécie vegetal nem animal;
b)
A
degradação do meio ambiente é um
processo que nunca ninguém vai conseguir diminuir. Não há tecnologia suficiente
para tentar evitar o pior;
c)
A
degradação do meio ambiente ocorre apenas em países em desenvolvimento, em
função do alto número de pobres e miseráveis;
d)
A
degradação do meio ambiente ocorre tanto na cidade, como nos seringais e
pequenas propriedades rurais e latifúndios;
e)
O
aumento da produção de alimentos e demais produtos, juntamente com a população,
pouco influenciam nos processos de degradação ambiental;
7. (Clícia – 2013
– nível 3) A cultura
de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre
outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é
transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por conter uma grande dimensão
territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de
descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. (Disponível
em: < http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm>
acessado dia 31/07/13).
a)
A
expressão cultural de um povo é como uma fotografia que não podemos perceber
muitas características.
b)
As
comunidades do São Francisco e do Quixadá possuem as mesmas características
culturais de uma comunidade indígena, afinal todos são brasileiros;
c)
Todas
as tribos indígenas mantém inalterada de geração em geração os seus costumes,
valores, danças e língua.
d)
O
Brasil tem uma grande diversidade cultural, portanto, podemos dizer que isso
representa uma pluralidade cultural.
e)
Um
povo indígena isolado na floresta sem contato com as demais etnias, não
representa uma comunidade.
8. (Clícia – 2013
– nível 1) A herança indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada
na mandioca e em peixes. No estado do Amapá, a carne de sol é bastante
consumida pela população. Nas cidades de Belém e em Manaus é tomado direto na
cuia indígena o tacacá, espécie de sopa quente feita com tucupi, goma de
mandioca, jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro. O tucupi é
um caldo da mandioca cozida e espremida no tipiti (peneira indígena), que
acompanha o típico pato ao tucupi, do Pará. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm> acessado dia 31/07/13).
a)
A
diversidade cultural no Brasil é algo muito marcante, desde os costumes,
músicas e até comidas típicas.
b)
Os
alimentos mais populares da Amazônia são heranças dos escravos que trouxeram
para o Brasil;
c)
Das
5 regiões brasileiras, apenas a região Norte teve contribuição da cultura
indígena em seus costumes.
d)
O
Acre é o único Estado da Região Norte que a cultura indígena é irrelevante.
e)
Todas
as alternativas estão incorretas.
9. (Clícia – 2013 – nível 2) Em 2008, o Acre contribuiu com 0,2% para
o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito regional, sua participação
foi de 4,3%, sendo a segunda menor do Norte, superior apenas a Roraima (3,1%).
A composição do PIB estadual é a seguinte:
Serviços: 68,1% - Indústria: 14,7% -
Agricultura: 17,2%.
Historicamente, a economia acriana baseia-se no extrativismo
vegetal, sobretudo na exploração da borracha, que foi responsável pelo
povoamento da região. Atualmente, a madeira é o principal produto de exportação
do estado, que também é grande produtor de castanha-do-pará, fruto do açaí e
óleo da copaíba. (Disponível
em: < http://www.brasilescola.com/brasil/economia-acre.htm > acessado dia
31/07/13).
Com base no texto, podemos
afirmar que:
a)
A castanha é o principal produto de exportação do Acre;
b)
Com o maior consumo de açaí no Brasil, este virou o principal produto
de exportação de nosso Estado;
c)A contribuição da economia
do Acre para o PIB brasileiro é de 2%
d)
A indústria local representa maior percentual de participação na
economia do Acre;
e)O extrativismo vegetal,
ainda é um dos motores da economia, tendo destaque a madeira, castanha e outros
produtos florestais.
10.
(Clícia – 2013 –nível 2) O termo “aldeia global” é muito
utilizado como referência à globalização, a uma nova visão de mundo e
às comunidades conectadas entre si, através de avançadas tecnologias de
comunicação e transporte. O termo foi criado na década de 60, pelo professor de
Comunicações da Universidade de Toronto, Herbert Marshall Mcluhan. (Disponpível em: <http://www.infoescola.com/geografia/aldeia-global/> acessado dia
01.08.2013).
a)
O autor com o termo aldeia global passa a ideia de que somos
semelhantes às sociedades tribais atrasadas;
b)
Globalização neste contexto é bem aplicada quando imaginamos que
essencialmente o Brasil está conectado em todas as suas regiões, graças à
internet.
c)
O termo aldeia global remete a ideia de que formamos uma grande
comunidade com certa similaridade ao modo de vida dos índios que compartilham
seus bens, compartilhamos informações virtuais;
d)
A visão de mundo das pessoas é igual em qualquer parte do mundo. Afinal
todos somos seres humanos.
e)
Apenas a letra “d” está incorreta.
11. (Clícia – 2013 – nível 3) A expressão ‘cultura
de massa’, posteriormente trocada por ‘indústria cultural’, é aquela criada com um
objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma
população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social,
étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio
dos veículos de comunicação
de massa. (Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociedade/cultura-de-massa/> acessado dia 01/08/13).
a) A apresentação de uma Orquestra Sinfônica é um
exemplo de show voltado para a cultura de massa;
b) As novelas que ocupam boa parte da programação
diária das televisões é uma “arma” usada pela indústria cultural para rediscutir
conceitos sociais, modismos e prender a massa diante da televisão;
c) As músicas de periferia são expressões culturais
de uma pequena elite que pode curtir o funk, hip hop e outros gêneros musicais
típicos destas localidades;
d) A comunicação de massa é uma maneira de
democratizar todo tipo de cultura, tornando acessível para todos, todo e
qualquer tipo de conteúdo, independendo da classe social;
e) Nenhuma das alternativas está correta.
12. (Clícia – 2013
– nível 3) Por separar os bens culturais pelo valor de
mercado, uma elite cultural consome o que há de melhor, enquanto o povo recebe
algo sem qualidade, massificado, sem identidade. Isto introduz uma divisão
social na arte, pobres e ricos em lados opostos; (Disponível em: <http://culturareligare.wordpress.com/2007/11/19/industria-cultural-e-cultura-de-massa/> acessado dia 01.08.2013.)
a) A indústria cultural permite que a gente tenha acesso
irrestrito aos bens que queremos. Basta querer.
b) Todos nós, independendo do preço, usufruímos de tudo que há
de melhor na nossa cultura;e
c) Quando a indústria cultural torna todos os bens culturais em
mercadoria, provoca uma exclusão deste bem tão precioso, deixando a grande
massa fica apenas com produtos medianos (sem qualidade).
d) Isso é ilusão achar que os pobres estão em lados opostos dos
ricos em relação aos bens culturais;
e) Todas as alternativas estão corretas.
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