Escola Clicia Gadelha

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quinta-feira, 21 de maio de 2015

EXERCÍCIO DO PRIMEIRO ANO

1.    Clícia – 2013 – nível 1) - Analise o recorte de poesia abaixo e responda a única alternativa correta:
Os recursos que herdamos,
Vão se tornando escassos,
É a vida sentindo,
O impacto das ações.
O tempo não perdoa,
O que o homem mudou,
As gerações vão sentir...
(Disponível em: < http://sitedepoesias.com/poesias/18712 > acessado dia 31/07/2013.)
a)    Esta poesia é um retrato de ocorrências naturais;
b)   O autor tenta justificar somente as relações sociais;
c)    A poesia retrata a relação existente entre o homem e a natureza;
d)   A poesia representa as relação da natureza com a natureza;
e)    Todas as  alternativas estão corretas.

2.    (Clícia – 2013 – nível 1) Hoje, tanto moradores quanto turistas podem conhecer as belezas do espaço que é um dos marcos do projeto de modernidade de Rio Branco numa época em que as edificações eram todas de madeira. Com visão de futuro, o então governador Hugo Carneiro começou a construir uma série de prédios em alvenaria, rompendo barreiras e obstáculos à realização de um projeto de logística extremamente complexa para aqueles tempos.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Rio_Branco_(Acre)> acessado dia 30/07/2013.
É possível afirmar que:
a)      O palácio Rio Branco é uma paisagem natural;
b)      O palácio Rio Branco é uma paisagem natural e artificial;
c)      O palácio Rio Branco contém  apenas elementos naturais;
d)      A construção em evidência é uma obra antiga de  madeira;
e)      O palácio Rio Branco é uma paisagem humanizada ou cultural de nossa cidade.

3.     (Clícia – 2013 – nível 3) A indústria cultural (rádio, televisão, revistas, internet, etc) tem como único objetivo a dependência e a alienação ("maria vai com as outras";) dos homens, segundo Adorno. Ao maquiar o mundo nos anúncios que veicula, ela acaba seduzindo as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que elas se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção. A indústria cultural estimularia, portanto, o imobilismo.
a)      A alienação que o texto se refere tem por finalidade esclarecer os homens da realidade;
b)      ...seduzindo as massas (...). Este trecho retrata a importância da boa qualidade dos tipos de anúncios das propagandas para acalmar os ânimos do povo.
c)      O imobilismo citado acima está associado ao estado de espírito de reação das pessoas diante do estresse sofrido no trabalho;
d)      Na cultura de massa, todos os bens culturais que deveriam ser democratizados são transformados em mercadorias culturais;
e)      A indústria cultural tem como maior objetivo democratizar a cultura e massificar os melhores conteúdos para a população, independendo da renda e de seu nível de escolaridade.

4.  (Clícia – 2013 – nível 2) Em tempos de internet, tablets e um mundo colorido na televisão, há quem diga que o rádio é uma mídia ultrapassada. Antigamente, esse meio de comunicação era o melhor amigo do homem, pois era a única forma de entretenimento, com suas notícias e até telenovelas. Acredita-se que a morte do rádio já é decretada, mas dados comprovam que isso não passa de rumor, segundo a última pesquisa da Marplan: O rádio é o único veículo de comunicação que está presente em 99% das casas e em 83% dos carros, e também o único veículo que está junto a 93% dos consumidores no momento que antecede a compra. (Disponível em: <http://www.fiamfaam.br/momento/?pg=leitura&id=3693&cat=1 > acessado dia 31.07.2013.)
a)      O melhor amigo do homem neste contexto é o cachorro;
b)      Em tempos de internet, o  rádio não faz mais sentido na vida das pessoas;
c)      Em tempos de internet, a morte do rádio foi decretada;
d)      Mesmo com o advento da internet, tanto o rádio como a televisão passaram a incorporar em suas programações, dados obtidos em tempo da real da internet;
e)      O rádio é coisa de zona rural, poucos na cidade ouvem rádio.

(Clícia – 2013 – nível 3) Ao se estabelecer uma cidade alguns problemas surgirão, com ela virá o asfalto impermeabilizando o solo (não deixa a água se infiltrar), impedindo a infiltração das águas da chuva e alterando o ciclo hidrológico, absorvendo o calor e criando novos limites de temperaturas na região. Com o asfalto virão os automóveis e com eles a poluição atmosférica, liberando partículas sólidas que impedirão o calor voltar a atmosfera, criando efeito estufa sobre a cidade, além dos problemas respiratórios e alérgicos. Para atender a demanda de consumo desta cidade algumas fábricas se estabelecerão no seu entorno e possivelmente irão liberar mais partículas poluidoras na atmosfera e efluentes líquidos no solo ou nos mananciais hídricos, tornando-os impróprios para cultivo ou consumo. O lixo gerado pelas indústrias e pelas famílias desta cidade deverá ser depositado em um aterro sanitário e estes também liberam gases e chorume e quando não são bem dimensionados e construídos de maneira adequada irão poluir solo, água e ar. (Disponível em: < http://pobrezaxdegradacaoambiental.wordpress.com/2008/11/02/diferentes-formas-de-degradacao-ambiental/ > acessado dia 31/07/13.)
a)      O asfalto gera um impacto ambiental ao não permitir a absorção da água das chuvas pelo solo, podendo ocorrer deslizamentos de encostas sobre barracos ou alagamento de cidades;
b)      O impacto ambiental da poluição atmosférica tem pouca importância para nós do Acre,visto que as queimadas diminuíram significativamente.
c)      O efeito estufa é provocado pelo lixo jogado pela prefeitura de Rio Branco no “Lixão”;
d)      O lixo gerado pelas indústrias e pelas famílias só trás consequências para populações que moram nas proximidades do lixas onde foram jogados os descartáveis e embalagens;
e)      O lixo quando depositado de forma inadequado pelas prefeituras, produz um líquido venenoso (chorume) que trás sérios danos ao solo, água e ar.

6.    (Clícia – 2013 – nível 2) A preocupação mundial quanto à preservação dos recursos naturais e ambientais atualmente faz com que venham sendo desenvolvidas pesquisas voltadas à identificação das principais causas, dos causadores e das principais consequências da degradação do meio ambiente, assim como pesquisas voltadas à busca de alternativas para a resolução dos problemas trazidos pela degradação. Conforme Alier (1998), essa degradação ocorre tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, tanto no meio urbano como no rural, através, sobretudo, da pressão que a produção e a população exercem sobre os bens e serviços gerados pelo uso dos recursos naturais. (Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032004000200007> acessado dia 31/07/2013).
a)    A preocupação com a preservação dos recursos naturais é um exagero dos pesquisadores. Não há risco de extinção de nenhuma  espécie vegetal nem animal;
b)   A degradação do meio ambiente é  um processo que nunca ninguém vai conseguir diminuir. Não há tecnologia suficiente para tentar evitar o pior;
c)    A degradação do meio ambiente ocorre apenas em países em desenvolvimento, em função do alto número de pobres e miseráveis;
d)   A degradação do meio ambiente ocorre tanto na cidade, como nos seringais e pequenas propriedades rurais e latifúndios;
e)    O aumento da produção de alimentos e demais produtos, juntamente com a população, pouco influenciam nos processos de degradação ambiental;

7.    (Clícia – 2013 – nível 3) A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população. 
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. (Disponível em: < http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm> acessado dia 31/07/13).
a)    A expressão cultural de um povo é como uma fotografia que não podemos perceber muitas características.
b)   As comunidades do São Francisco e do Quixadá possuem as mesmas características culturais de uma comunidade indígena, afinal todos são brasileiros;
c)    Todas as tribos indígenas mantém inalterada de geração em geração os seus costumes, valores, danças e língua.
d)   O Brasil tem uma grande diversidade cultural, portanto, podemos dizer que isso representa uma pluralidade cultural.
e)    Um povo indígena isolado na floresta sem contato com as demais etnias, não representa uma comunidade.

8.    (Clícia – 2013 – nível 1) A herança indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. No estado do Amapá, a carne de sol é bastante consumida pela população. Nas cidades de Belém e em Manaus é tomado direto na cuia indígena o tacacá, espécie de sopa quente feita com tucupi, goma de mandioca, jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro. O tucupi é um caldo da mandioca cozida e espremida no tipiti (peneira indígena), que acompanha o típico pato ao tucupi, do Pará. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm> acessado dia 31/07/13).
a)         A diversidade cultural no Brasil é algo muito marcante, desde os costumes, músicas e até comidas típicas.
b)        Os alimentos mais populares da Amazônia são heranças dos escravos que trouxeram para o Brasil;
c)         Das 5 regiões brasileiras, apenas a região Norte teve contribuição da cultura indígena em seus costumes.
d)        O Acre é o único Estado da Região Norte que a cultura indígena é irrelevante.
e)         Todas as alternativas estão incorretas.
9.    (Clícia – 2013 – nível 2) Em 2008, o Acre contribuiu com 0,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito regional, sua participação foi de 4,3%, sendo a segunda menor do Norte, superior apenas a Roraima (3,1%). A composição do PIB estadual é a seguinte:
Serviços: 68,1% - Indústria: 14,7% - Agricultura: 17,2%.
Historicamente, a economia acriana baseia-se no extrativismo vegetal, sobretudo na exploração da borracha, que foi responsável pelo povoamento da região. Atualmente, a madeira é o principal produto de exportação do estado, que também é grande produtor de castanha-do-pará, fruto do açaí e óleo da copaíba. (Disponível em: < http://www.brasilescola.com/brasil/economia-acre.htm > acessado dia 31/07/13).
Com base no texto, podemos afirmar que:
a)    A castanha é o principal produto de exportação do Acre;
b)    Com o maior consumo de açaí no Brasil, este virou o principal produto de exportação de nosso Estado;
c)A contribuição da economia do Acre para o PIB brasileiro é de 2%
d)    A indústria local representa maior percentual de participação na economia do Acre;
e)O extrativismo vegetal, ainda é um dos motores da economia, tendo destaque a madeira, castanha e outros produtos florestais.
10.   (Clícia – 2013 –nível 2) O termo “aldeia global” é muito utilizado como referência à globalização, a uma nova visão de mundo e  às comunidades conectadas entre si, através de avançadas tecnologias de comunicação e transporte. O termo foi criado na década de 60, pelo professor de Comunicações da Universidade de Toronto, Herbert Marshall Mcluhan. (Disponpível em: <http://www.infoescola.com/geografia/aldeia-global/> acessado dia 01.08.2013).
a)    O autor com o termo aldeia global passa a ideia de que somos semelhantes às sociedades tribais atrasadas;
b)   Globalização neste contexto é bem aplicada quando imaginamos que essencialmente o Brasil está conectado em todas as suas regiões, graças à internet.
c)    O termo aldeia global remete a ideia de que formamos uma grande comunidade com certa similaridade ao modo de vida dos índios que compartilham seus bens, compartilhamos informações virtuais;
d)   A visão de mundo das pessoas é igual em qualquer parte do mundo. Afinal todos somos seres humanos.
e)    Apenas a letra “d” está incorreta.
11.   (Clícia – 2013 – nível 3) A expressão ‘cultura de massa’, posteriormente trocada por ‘indústria cultural’, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa. (Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociedade/cultura-de-massa/> acessado dia 01/08/13).
a) A apresentação de uma Orquestra Sinfônica é um exemplo de show voltado para a cultura de massa;
b) As novelas que ocupam boa parte da programação diária das televisões é uma “arma” usada pela indústria cultural para rediscutir conceitos sociais, modismos e prender a massa diante da televisão;
c) As músicas de periferia são expressões culturais de uma pequena elite que pode curtir o funk, hip hop e outros gêneros musicais típicos destas localidades;
d) A comunicação de massa é uma maneira de democratizar todo tipo de cultura, tornando acessível para todos, todo e qualquer tipo de conteúdo, independendo da classe social;
e) Nenhuma das alternativas está correta.

12.     (Clícia – 2013 – nível 3) Por separar os bens culturais pelo valor de mercado, uma elite cultural consome o que há de melhor, enquanto o povo recebe algo sem qualidade, massificado, sem identidade. Isto introduz uma divisão social na arte, pobres e ricos em lados opostos; (Disponível em: <http://culturareligare.wordpress.com/2007/11/19/industria-cultural-e-cultura-de-massa/> acessado dia 01.08.2013.)
a) A indústria cultural permite que a gente tenha acesso irrestrito aos bens que queremos. Basta querer.
b) Todos nós, independendo do preço, usufruímos de tudo que há de melhor na nossa cultura;e
c) Quando a indústria cultural torna todos os bens culturais em mercadoria, provoca uma exclusão deste bem tão precioso, deixando a grande massa fica apenas com produtos medianos (sem qualidade).
d) Isso é ilusão achar que os pobres estão em lados opostos dos ricos em relação aos bens culturais;
e) Todas as alternativas estão corretas.





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